"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Somos todos autistas
Somos todos autistas: a gradação está nos rótulos
Scheilla Abbud Vieira
"Quando eu me recuso a ter um autista em minha classe, em minha escola, alegando não estar preparada para isso, estou sendo resistente à mudança de rotina.
Quando digo ao meu aluno que responda a minha pergunta como quero e no tempo que determino, estou sendo agressiva.
Quando espero que outra pessoa de minha equipe de trabalho faça uma tarefa quepode ser feita por mim, estou usando-a como ferramenta.
Quando, numa conversa, me desligo “viajo”, estou olhando em foco desviante, estoutendo audição seletiva.
Quando preciso desenvolver qualquer atividade da qual não sei exatamente o queesperam ou como fazer, posso me mostrar inquieta, ansiosa e até hiperativa.
Quando fico sacudindo meu pé, enrolando meu cabelo com o dedo, mordendo acaneta ou coisa parecida, estou tendo movimentos estereotipados.
Quando me recuso a participar de eventos, a dividir minhas experiências, acompartilhar conhecimentos, estou tendo atitudes isoladas e distantes.
Quando nos momentos de raiva e frustração, soco o travesseiro, jogo objetos naparede ou quebro meus bibelôs, estou sendo agressiva e destrutiva.
Quando atravesso a rua fora da faixa de pedestre, me excedo em comidas ebebidas, corro atrás de ladrões, estou demonstrando não ter medo de perigos reais.
Quando evito abraçar conhecidos, apertar a mão de desconhecido, acariciarpessoas queridas, estou tendo comportamento indiferente.
Quando dirijo com os vidros fechados e canto alto, exibo meus tiques nervosos, rioao ver alguém cair, estou tendo risos e movimentos não apropriados.
Somos todos autistas. Uns mais, outros menos. O que difere é que em uns (os nãorotulados), sobram malícia, jogo de cintura, hipocrisias e em outros (os rotulados)sobram autenticidade, ingenuidade e vontade de permanecer assim. "
O decreto de 12/08/1815 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira.
A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Artes e em 1931 esta passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro EBA, um dos mais importantes pólos de produção artística, técnica e de pesquisa teórica e científica da América Latina. Abriga em sua estrutura acadêmica cursos integrados à realidade profissional brasileira, tornando-se em 1937, a Universidade do Brasil
.
Em 1965 a referida instituição de ensino passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, constituindo-se através dos anos num verdadeiro organismo cultural, centro universitário e inovador que se dedica a renovar a cultura artística da época e desenvolver, de forma integral e harmoniosa, a capacidade e a criatividade dos seus alunos.
Sobre o Licenciandos da EBA/UFRJ
Esse blog é perfeito para você,estudante,que:
1.Tem aversão ao Comodismo e ao Conformismo;
2.Fica indignado com desordem de assuntos e situações que ,com boa vontade apenas,poderia(m) ser rapidamente resolvido(s) e com louvor;
3.Se acha capaz de trazer mudanças eficazes para sua vida e para simultaneamente,pro lugar onde você estuda;
4.Adora organização de informações! Aqui é o espaço pra gente pôr ordem na casa e (nos esforçar para) diminuir nosso stress =)
Portanto,esse espaço tbem é seu!
Colabore trazendo informações relevantes pro dia a dia da EBA!
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