"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Desvendado o mistério do sorriso de Mona Lisa!


Cientistas descobrem segredo do “sorriso de Mona Lisa”, ao encontrar segundo quadro de Da Vinci com a mesma técnica


Retirado deste site


O sorriso da Mona Lisa é objeto de estudo há séculos. Isso porque, dependendo da perspectiva de que se olha, ele pode parecer feliz, plácido ou seco.


Agora, pesquisadores encontraram um segundo quadro de Leonardo da Vinci em que o mesmo efeito é utilizado, desvendando o mistério do enigmático sorriso.Nomeado "La Bella Principessa", o retrato encontrado mostra Bianca, filha ilegítima de Ludovico Sforza, governador de Milão na década de 1490. Seu pai encomendou a pintura em 1496, para presenteá-la por seu casamento, quando tinha 13 anos. Assim como acontece com Mona Lisa, o sorriso de Bianca parece feliz, visto de longe. De perto, o ar fica sombrio e melancólico. Na visão periférica, o sorriso fica mais evidente e, quando focado, some.


"Como o sorriso desaparece assim que o espectador tenta 'pegá-lo', temos nomeado essa ilusão visual do 'sorriso uncatchable'", escreveram os pesquisadores Alessandro Soranzo e Michelle Newberry, da Sheffield Hallam University, na Inglaterra, em um artigo publicado na revista Vision Research, após experimentos visuais feitos sob ângulos diferentes, com diferentes pessoas.




Acredita-se que as pessoas enxergam os objetos no centro do campo de visão de forma mais acentuada, em comparação ao que se vê paralelamente. De fato, Da Vinci conhecia tal perspectiva, tanto que, quando comparado com o “Retrato de uma Menina”, pintado em 1470 por Piero del Pollaiolo, que não usou a técnica, ela ficou evidenciada.


A técnica é conhecida como “sfumato” e mistura cores e tons na produção de transições suaves e graduais entre as formas, sem contornos tão visíveis. Nesses dois quadros discutidos, Da Vinci utilizou a técnica para suavizar os contornos da boca, transformando-a em um todo com o rosto. Ao focar no retrato total, o sfumato cria a ilusão da inclinação dos lábios para cima. Mas, quando você olha apenas para os lábios, eles parecem um pouco franzidos. Justamente por isso, ao não focar sua visão na boca da Mona Lisa, ela parece sorrir um pouco mais.


Dado o domínio da técnica e sua posterior utilização na Mona Lisa de Da Vinci, é perfeitamente concebível que a ambiguidade do efeito tenha sido intencional. Muitos dos seguidores desse pintor usaram uma técnica semelhante, mas nenhum foi capaz de alcançar o mesmo resultado”, concluiu Soranzo, que continuará estudando as técnicas presentes nos quadros do renascentista italiano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial