"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Por que os homens deixaram de usar salto alto?

Retirado deste link


Por que os homens deixaram de usar salto alto?

Os sapatos de salto alto representam, na maioria das vezes, o luxo, glamour, e elegância das mulheres.


Eles podem ser usados em diversas ocasiões, e apesar de muitas vezes serem incômodos e pouco confortáveis, é a primeira opção para compor o look feminino.O interessante é saber que os sapatos de salto alto também já fizeram parte do universo masculino. Então, por que será que esse costume acabou? Por que os homens hoje em dia não usam mais salto alto como antigamente?



A história do salto alto masculino


O salto garantia uma melhor posição para o soldado, assim ele podia atirar seu arco e flecha de forma mais eficaz”, diz Semmelhack.Os calçados com salto alto eram usados desde a Antiguidade, a aproximadamente 3500 a.C, pelos guerreiros da Pérsia: “O salto alto foi usado por séculos em todo o Oriente Médio como uma forma de andar calçado”, diz Elizabeth Semmelhack do Museu Bata Shoe, em Toronto, em entrevista à BBC.


No final do século XVI, a Pérsia se aliou com a Europa Ocidental na tentativa de derrotar seu pior inimigo, o Império Otomano. Dessa forma, toda a Europa Ocidental se interessou pela cultura persa, incluindo os sapatos que tinham um acessório inusitado, até então: o salto alto.


Os sapatos estilo persa foram entusiasticamente adotados pelos aristocratas europeus, que compreendiam que os saltos altos lhes forneciam uma aparência viril e imponente.


A realeza, é claro, também não ficou de fora e aderiu rapidamente à nova tendência da época. O rei Luís XIV foi retratado, por Hyacinthe Rigaud, usando saltos em um quadro no ano de 1701.




Até aquele momento, os saltos não eram muito altos, não passavam de poucos centímetros. Entretanto, as camadas mais baixas da sociedade também quiseram participar da moda, e numa forma de diferenciar e distanciar as classes sociais, a aristocracia reagiu aumentando drasticamente a altura de seus sapatos. Foi neste momento que os saltos altos de fato nasceram.


Os saltos desde sempre foram e são muito desconfortáveis e difíceis de serem desfilados em ruas esburacadas e enlameadas, por exemplo. No entanto, as classes superiores sempre fizeram questão de usar roupas e acessórios incompatíveis com as próprias situações nas quais se encontravam.


"Uma das melhores maneiras que o Estado poder transmitir o seu poder é através da impraticabilidade", diz Semmelhack, acrescentando que as classes superiores sempre usaram roupas desconfortáveis e luxuosas para anunciar a sua posição privilegiada, até porque, não era essa classe que trabalhava nos campos ou que precisava andar muito.


Uma particularidade interessante que envolve o rei Luís, era que por ser ele de estatura baixa (media 1,63m) ganhava 10 centímetros a mais quando calçava seus imponentes sapatos reais. Os saltos eram sempre decorados com cenas de batalhas.Como o corante na época era muito caro, os saltos e solados sempre tinham uma coloração vermelha, e isso acabou virando padrão e se espalhou por toda Europa. Até mesmo reis com estatura alta, como Carlos II da Inglaterra, era adepto da moda do salto alto, mesmo medindo 1,85 m de altura.



As mulheres também aderem à moda do salto


Embora o salto alto fosse (um luxo) de uso exclusivamente masculino, e que até então, representava a virilidade e masculinidade dos homens, uma nova moda passou a perpetrar pela sociedade europeia da época: a moda feminina passou a adotar elementos da roupa masculina em seus vestuários, incluindo os saltos. Esse costume logo agradou e se espalhou entre as mulheres e crianças.


"Em 1630 já havia mulheres que cortavam seus cabelos, e adicionavam vários acessórios masculinos. Elas fumavam cachimbos, e usavam chapéus, elemento dos homens; e evidenciar o calcanhar foi uma prática adotada também”, diz Semmelhack.A partir daí, os sapatos tomaram um formato unissex, já que tanto homens quanto mulheres usavam saltos. Entretanto, depois do século XVII as coisas começaram a mudar novamente.


Os homens passaram a usar saltos mais quadrados e achatados, e os saltos usados pelas mulheres começaram a se tornar mais delgados e curvilíneos, como afirma Helen Persson do Museu Victória e Albert, em Londres: “Você começa a ver uma mudança no calcanhar neste momento”, diz ela.


Anos mais tarde, com o movimento conhecido como Iluminismo, a ênfase na educação fez com que se desse mais valor à praticidade do que a moda incômoda e desconfortável, tornando as roupas, por exemplo, mais práticas simples e maleáveis.Esse era o início da chamada Grande Renúncia Masculina, na qual os homens começaram a abandonar o uso das joias, das cores chamativas, e tecidos extremamente elegantes por um look mais sóbrio e homogêneo. Foi nessa época que as diferenças de sexo em relação a acessórios tornaram-se bem mais evidentes.Enquanto o comportamento racional masculino passava a interagir com sua forma de vestir, a moda feminina continuou na contramão dessa nova tendência, construindo cada vez mais uma moda irracional, emocional, sentimental e todas elas bem ostentadas em saltos altos.


Os saltos, que antes eram tão importantes e idolatrados pelos homens, passaram a ser considerado acessório tolo e substancialmente feminino. Em 1740, os homens de maneira geral pararam de usar esse estilo de sapato.


Após a Revolução Francesa, o salto alto caiu em desuso até mesmo pelas mulheres. Apenas em meados do século XIX, esses sapatos foram outra vez usados, mas sob uma perspectiva bem diferente.



O salto alto na era moderna


Nessa época, a fotografia estava em voga, e com ela os ‘pornógrafos’ apareceram e assumiram a tendência de fotografar mulheres seminuas usando salto alto. Assim, o sapato passou a representar uma espécie de erotismo feminino.


Na década de 60 e 70, o salto baixo passou a fazer parte do universo masculino na versão de sapatos de cowboy, e em sapatos plataforma.


Mas foi só. Desde então já não se vê mais homens usando saltos altos como na época de Luís XVI, (exceto se você assistir aos clipes da Madonna e Lady Gaga, no qual seus bailarinos abusam do salto, mas de maneira artística).


A era dos homens na ponta dos pés, andando desconfortavelmente e fingindo ao mesmo tempo glamour e elegância ficaram realmente para trás. Hoje compete apenas às mulheres continuarem lindas se equilibrando em saltos enormes, ostentando luxo e beleza como os homens faziam antigamente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial