"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

7 documentários sobre alternativas na educação

OBS. : os filmes descritos aqui podem ser vistos clicando no link abaixo.


Selecionamos 7 documentários nacionais e internacionais sobre educação. Alguns podem ser vistos na íntegra, outros apresentam apenas os trailers. Eles contam histórias que envolvem novas experiências de aprendizagem e metodologias alternativas ao sistema escolar formal.


1 – A Educação Proibida
A Educação Proibida é um documentário que questiona as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, revelando diferentes experiências educativas não convencionais de oito países.
O documentário lança um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola. Financiado coletivamente, o filme teve lançamento mundial simultâneo.

Assista ao filme na íntegra (em inglês, com legendas em português):
http://youtu.be/n9KeDTMEYSE



2 – Quando sinto que já sei
O documentário Quando sinto que já sei pretende levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. “Decidimos explorar novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando no país, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano”, escreveu um dos diretores, Antonio Sagrado Lovato.
O documentário conta com cerca de 50 entrevistas com crianças e jovens que estudam em escolas com modelos educativos inovadores, além de conversas entre pais, educadores, professores, diretores de sete projetos educativos que apontam novos caminhos para a educação brasileira.

Assista ao trailer:
http://vimeo.com/63317308



3 – Schools of trust [Escolas da Confiança, tradução livre]
Schools of trust é um documentário sobre escolas democráticas, aquelas que valorizam as escolhas dos alunos. O alemão Thomas Möller, junto com um amigo educador, viajou pela Alemanha, Holanda, Israel, Porto Rico e Brasil para produzir o documentário, que ainda não foi oficialmente lançado.
“O maior objetivo deste projeto é mostrar para as pessoas que existem alternativas para o sistema escolar formal – e queremos mostrar que essas iniciativas podem funcionar, e por que elas podem funcionar”, contou o diretor.



4 – Waiting for Superman [Esperando pelo Super-Homem, tradução livre]
O documentário Waiting for Superman revela os problemas do sistema educacional público nos Estados Unidos. Ele aponta as falhas das escolas dos ensinos fundamental e médio e mostra alternativas à esses fracassos, como o exemplo das “charter schools” – escolas públicas financiadas pelo setor público e privado que têm maior autonomia em relação às escolas públicas tradicionais.
Assista ao filme na íntegra (em inglês sem legendas):
http://vimeo.com/20095459


5 – Paulo Freire – Contemporâneo
O documentário Paulo Freire – Contemporâneo foi lançado 10 anos após sua morte e é um relato biográfico, que mostra como as ideias do educador sobre pedagogia revolucionaram a educação no Brasil e permanecem atuais. O filme, que resgata o método de alfabetização do educador, conta com entrevistas de familiares, pedagogos e do próprio Paulo Freire.



6 – Guarani – Povo da Mata e da universidade
O minidocumentário acompanha o dia de Karay Tataendy, cacique da aldeia Mymba Roká e aluno do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O curso pretende formar professores indígenas capacitados a compreender questões relacionadas à territorialidade e ao bioma da mata atlântica, além de ressaltar a importância da manutenção das tradições e da língua indígena.
Karay Tataendy é um dois 100 indígenas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro que participam da iniciativa.



7 – A Educação de Pinochet
O vídeo problematiza as consequências das políticas educacionais aplicadas no Chile a partir da ditadura de Pinochet e discute as demandas e perspectivas das mobilizações estudantis desde 2006.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial