"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Diversidade no universo da Educação Escolar

Unidade na Diversidade


Com o propósito de acertar suas diferenças, as ferramentas de uma
marcenaria fizeram uma assembléia. Foi, basicamente, uma reunião
para ouvir as observações de seus companheiros de trabalho. O martelo estava exercendo a presidência, mas os companheiros
exigiram que ele renunciasse. Os argumentos foram: fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando os objetos.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que não fosse nomeado o
parafuso, alegando que ele fazia muitas voltas para atingir seus
objetivos. 

Diante da colocação do martelo, o parafuso concordou, mas por sua
vez pediu que não indicasse a lixa para a presidência, pois ela era
muito áspera no tratamento com os demais, gerando muitos atritos.

A lixa acatou, com a condição de que não se nomeasse o metro,
que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse
o único perfeito. 

Neste momento, entrou o marceneiro, juntou todas as ferramentas
e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa o metro, o parafuso... E a rústica madeira
se converteu em belos móveis. 

Quando o marceneiro foi embora, as ferramentas voltaram à
discussão. 

Mas o serrote adiantou-se e disse: 

— Prezados companheiros, ficou demonstrado que temos defeitos,
mas o marceneiro trabalhou com nossas qualidades, ressaltando
nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensarmos em nossas
fraquezas, devemos nos concentrar em nossos pontos fortes. 

Então a assembleia entendeu que:

• o martelo era forte;

• o parafuso unia e dava força;

• a lixa era especial para limpar e afinar asperezas;

• o metro era preciso e exato.


 Sentiram-se como uma equipe, capaz de produzir com qualidade todos os móveis, e perceberam que respeito, aceitação e acolhimento das diferenças são elementos indispensáveis para o trabalho em equipe (...).



 Fonte: (Extraído do texto de RAMOS, Paulo. Educação Inclusiva: histórias que
(des)encantam a educação. Blumenau-SC: Odorizzi. 2008, 57-580

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