"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Quais os benefícios de se ensinar Arte?

Ensinar arte

Por: Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho

Retirado deste link

Após seis anos lecionando na rede pública de Juiz de Fora, inicialmente para adolescentes e depois também para adultos, pude aprofundar uma das experiências mais gratificantes da minha vida, ensinar desenho artístico.
Descobri em vários alunos a sensibilidade e um dom natural para o desenho e me sinto muito feliz por ajudá-los a desenvolver suas habilidades.
A arte é um dos caminhos para a sensibilização e o aumento da auto-estima. Muitos alunos modificam muito seu jeito de agir passando a se sentirem mais confiantes à medida que se vêem capazes de criar e dominar uma técnica de desenho ou de pintura e isto possibilita também uma nova perspectiva de vida para quem via a arte de uma forma tão distante e, muitos nem sequer conheciam uma exposição de arte, seja de desenho, pintura, escultura ou fotografia.
Sensibilizar o jovem para a arte é um processo necessário e eficaz no combate à violência e a marginalidade, pois direcionamos a energia do adolescente ou mesmo do adulto para uma atividade que além de ser prazerosa proporciona uma ampliação da concentração, da atenção, ajuda a relaxar e diminuir o nível do estresse diário.
O conceito do belo, a harmonia e a busca pelo equilíbrio que realizamos na atividade artística ajudam a desenvolver a emoção como a capacidade de imaginar, questionar e criticar também.
O processo de criação inicia-se paralelamente a um processo de aprendizado e desenvolvimento de técnicas, habilidades e percepção da imagem, da luz e sombra e da proporção e harmonia do conjunto desenhado. A partir do momento que se desenvolve a percepção e aprofunda-se um conhecimento do material e dos recursos utilizados na atividade artística o aluno também começa a se sentir mais seguro para criar e imaginar soluções diferentes, possibilitando a execução de trabalhos cada vez mais criativos e com melhor qualidade.
Acho muito importante a valorização da atividade artística nas escolas e em outras instituições de ensino buscando o aprimoramento do ser humano e a sensibilização do educando em relação à história da arte e o seu envolvimento com a política e as transformações ocorridas na sociedade atual.
Despertar o aspecto crítico dos educandos também é uma forma de torná-los mais conscientes dos seus direitos e deveres, de seu papel na sociedade e, possibilita o exercício da cidadania de uma forma mais plena e segura.
É necessário buscar a ampliação destes espaços onde a arte pode fluir sem limites e o jovem pode desenvolver seu potencial, direcionando o aprendizado nas áreas de pintura, música, dança e todas as manifestações artísticas que possibilitam o seu crescimento e satisfação interior.
Devemos lutar para que nossos políticos iniciem uma transformação na sociedade valorizando cada vez mais a educação e a cultura e buscando através de leis de incentivo uma forma de viabilizarmos projetos culturais e cursos de formação artística e profissional.
Nossa busca pela democratização do ensino e a ampliação do acesso de nossos jovens ao ensino médio e superior está se fortalecendo, mas sabemos que a luta deverá ser contínua e cada vez mais abrangente visando também o desenvolvimento de cursos técnicos e profissionalizantes que possam ampliar a capacitação dos jovens e adultos que estão ingressando ou já estão no mercado de trabalho.
A arte é uma das portas abertas para o saber, que precisa ser valorizada e incentivada como uma alternativa eficiente e prazerosa para o desenvolvimento do cidadão e sua inserção na cadeia produtiva do nosso país.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial