"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Portinari na Casa da Ciência,em Botafogo

Retirado deste site


Casa de Ciência da UFRJ promove exposição “Portinari – arte e meio ambiente”
06/09/12



A Casa da Ciência da UFRJ promove, a partir do dia 20 de setembro, a exposição
“Portinari – arte e meio ambiente”. Trata-se de uma oportunidade singular para (re)conhecer de perto um dos mais fascinantes artistas brasileiros do nosso tempo e participar de oficinas de arte-educação que estimulam a criação e convidam a repensar a relação que mantemos com nós mesmos, os outros e a natureza.

Composta por 28 réplicas digitais de alta qualidade de obras de Candido Portinari (1903-1962), a exposição, realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Projeto Portinari, com o patrocínio da Queiroz Galvão Exploração e Produção, apresenta ao grande público telas ainda guardadas em museus, salas de bancos ou coleções particulares.

As réplicas expostas revelam imagens da flora, da fauna, da cultura e do povo brasileiro e pretendem instigar e despertar para a importância de transformar o mundo em que vivemos em um espaço melhor e mais bem cuidado. Como o próprio artista declarou, sua obra deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento de dignidade humana, da fraternidade e do espírito comunitário”.

A exposição conta com a presença de mediadores e é acompanhada de oficinas de arte-educação aos fins de semana, às 11h, 15h e 17h. Há também cursos para professores nos dias 2 de outubro e 6 de novembro, das 9h às 12h, visando aprofundar as possibilidades de diálogo entre a arte de Portinari e a escola.


Serviço:

Exposição “Portinari – arte e meio ambiente”

Período:
de 20 de setembro a 16 de dezembro de 2012

Horário: terça a sexta – das 9h às 20h / sábados, domingos e feriados – das 10h às 20h / Fechada às segundas

Entrada franca

Local: Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, 3, Botafogo

Escolas, grupos e curso para professores: agendamento e inscrições antecipadas pelo telefone (21) 2542-7494, de segunda a sexta, das 9h às 17h

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial