"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uso pedagógico do Datashow * MUITO BOM!

Retirado de: http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/



No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez.

Claro, todos adoramos o cinema, e a escola não poderia deixar de usar também essa tecnologia
.
Algumas escolas públicas, do tempo em que a burguesia estudava nelas e o estado investia no ensino dos poucos que a frequêntavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com projetores de cinema.
Eu estudei em uma delas! Idos tempos que não voltarão jamais.
Episcópio
O episcópio, ja fora de uso.
Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos, como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros.

A figura ao lado mostra um episcópio, para a alegria dos mais saudosistas. Esse aparelho era usado para projetar as páginas de um livro (coisa rara naquele tempo) diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho.

E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de projeção chegou ao projetor de slides multimídia, também conhecido como Datashow. É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos pedagógicos que podemos fazer dele.

Usando o datashow na aula
Usando o datashow na aula
Um datashow apenas projeta imagens em um anteparo, mas tem a vantagem de usar a tecnologia digital.
Com essa tecnologia podemos projetar imagens estáticas ou em movimento e, além disso, podemos sincronizar a projeção da imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro aparelho.

Resumindo: tudo aquilo que podemos visualizar em uma tela de um computador pode ser também projetado por umdatashow. E isso nos permite uma flexibilidade de uso incrível.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial