"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pergunta ao aluno: "Para que serve a escola?" * REPORTAGEM


Para alunos, escola serve apenas

para entrar no mercado de trabalho

Estudo da USP mostrou que algumas crianças vão 
à escola por causa dos amigos

Você já perguntou para seu filho ou para um estudante 
qual a  importância da escola?

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) 
mostrou que, para os alunos, escola não é lugar para aprender, 
mas, sim, para se preparar para o mercado de trabalho. 


Além disso, esses jovens acreditam que o que as instituições 
ensinam não satisfaz essa expectativa.

Segundo Flávia Ferreira Asbahr, psicóloga escolar há 

dez anos e autora do estudo, aprendizagem  por si só 
não é um motivo que leva os estudantes à escola.


A pesquisa mostrou que, para os alunos,  o ambiente escolar 
serve para capacitar para o mercado de trabalho.
O objetivo do estudo, realizado no Instituto de Psicologia 
da USP, era investigar o sentido que  as  crianças atribuem à escola 
e quais suas motivações para irem até o local de ensino. 
As informações da Agência USP.
Para a pesquisadora, as atividades realizadas pelas instituições não condizem 
com a visão que seus alunos têm, o que faz com que, num primeiro 
momento, elas percam seu sentido. 
Deste modo, a formação desejada acaba ocorrendo por 
intermédio de outros fatores.
Flávia afirma ainda que o modelo escolar brasileiro 
é muito antigo e tradicional.
- Nem sempre a forma com que o conteúdo é trabalhado 
reflete as necessidades das crianças ou adolescentes. 
Não é que elas não se interessam, é o jeito que é passado 
que as deixa distante de suas realidades.
Para o estudo, orientado pela professora Marilene 
Proença Rebello de Souza, a psicóloga passou  
um ano junto a uma sala da quarta série do ensino 
fundamental de uma escola pública municipal de São Paulo. 
Flávia explica que, nesse ano, as crianças
já estão no fim de um ciclo escolar e possuem capacidade para 
fazer uma análise de seu ambiente de estudo.
Neste período, a pesquisadora observou o cotidiano das crianças, 
criou situações orientadas de aprendizagem, realizou atividades 
em grupo para que os alunos pudessem falar sobre o tema 
por meio de brincadeiras e, por fim, fez entrevistas individuais 
com a professora e algumas crianças.
Das conclusões obtidas, Flávia surpreendeu-se com a importância 
dos vínculos de amizade. Segundo ela, o papel dos amigos é muito 
forte e eles são um motivo para ir à escola, o que acaba entrando em
contradição com o método utilizado.
- As crianças chegam, têm de sentar separadas dos amigos, 
não podem conversar. 
Ou seja, não se incentiva esse vínculo, é tudo muito individual. 
Na escola, as características próprias da criança não são aproveitadas, 
elas não aprendem a trabalhar em grupo.
A psicóloga destaca ainda a importância do professor no processo 
de formação escolar e nos motivos da aprendizagem. 
Para ela, são eles que fazem com que os alunos verdadeiramente 
aprendam e que os auxiliam a perceber a importância daquele 
ambiente e do conteúdo.
- Um dos grandes desafios do professor é saber como criar 
ou lidar com ações que produzam esses motivos pra aprender.
Flávia acrescenta que a própria estrutura das escolas públicas 
acaba fazendo o trabalho dos docentes perder a prática pedagógica: 
a organização é burocrática, os professores são mal remunerados e, 
por isso, precisam fazer muitos turnos, as turmas têm muitos alunos 
(o que dificulta o cuidado individual), um professor não conhece 
o trabalho do outro. 
Deste modo, a pesquisadora acredita ser necessário mudar um 
pouco a cultura escolar, pois a escola e os professores precisam 
saber como olhar para as crianças para realizarem a prática pedagógica.

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