Pergunta ao aluno: "Para que serve a escola?" * REPORTAGEM
Para alunos, escola serve apenas
para entrar no mercado de trabalho
qual a importância da escola?
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP)
mostrou que, para os alunos, escola não é lugar para aprender,
mas, sim, para se preparar para o mercado de trabalho.
Além disso, esses jovens acreditam que o que as instituições
ensinam não satisfaz essa expectativa.
Segundo Flávia Ferreira Asbahr, psicóloga escolar há
dez anos e autora do estudo, a aprendizagem por si só
não é um motivo que leva os estudantes à escola.
A pesquisa mostrou que, para os alunos, o ambiente escolar
serve para capacitar para o mercado de trabalho.
da USP, era investigar o sentido que as crianças atribuem à escola
e quais suas motivações para irem até o local de ensino.
com a visão que seus alunos têm, o que faz com que, num primeiro
momento, elas percam seu sentido.
intermédio de outros fatores.
é muito antigo e tradicional.
reflete as necessidades das crianças ou adolescentes.
Não é que elas não se interessam, é o jeito que é passado
que as deixa distante de suas realidades.
Proença Rebello de Souza, a psicóloga passou
um ano junto a uma sala da quarta série do ensino
fundamental de uma escola pública municipal de São Paulo.
Flávia explica que, nesse ano, as crianças
já estão no fim de um ciclo escolar e possuem capacidade para
fazer uma análise de seu ambiente de estudo.
criou situações orientadas de aprendizagem, realizou atividades
em grupo para que os alunos pudessem falar sobre o tema
por meio de brincadeiras e, por fim, fez entrevistas individuais
com a professora e algumas crianças.
dos vínculos de amizade. Segundo ela, o papel dos amigos é muito
forte e eles são um motivo para ir à escola, o que acaba entrando em
contradição com o método utilizado.
não podem conversar.
Na escola, as características próprias da criança não são aproveitadas,
elas não aprendem a trabalhar em grupo.
de formação escolar e nos motivos da aprendizagem.
Para ela, são eles que fazem com que os alunos verdadeiramente
aprendam e que os auxiliam a perceber a importância daquele
ambiente e do conteúdo.
ou lidar com ações que produzam esses motivos pra aprender.
acaba fazendo o trabalho dos docentes perder a prática pedagógica:
a organização é burocrática, os professores são mal remunerados e,
por isso, precisam fazer muitos turnos, as turmas têm muitos alunos
(o que dificulta o cuidado individual), um professor não conhece
o trabalho do outro.
pouco a cultura escolar, pois a escola e os professores precisam
saber como olhar para as crianças para realizarem a prática pedagógica.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial