"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

domingo, 28 de agosto de 2011

Estudo defende que desenho pode ajudar no aprendizado de ciências

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/estudo-defende-que-desenho-pode-ajudar-no-aprendizado-de-ciencias.html

Alunos precisam ser estimulados a criar formas próprias de representação.

Artigo na revista 'Science' prioriza desenho ao lado da escrita e da leitura.

Do G1, em São Paulo
Psicólogos e pedagogos ingleses e australianos defenderam na edição desta semana da revista "Science" que o desenho seja mais utilizado nas salas de aulas de ciências. Os autores do texto enumeraram razões pelas quais acreditam que o desenho seja tão importante quanto a leitura e a escrita no aprendizado das disciplinas científicas.
Normalmente, os estudantes acabam desenhando gráficos e células em um microscópio exatamente como os professores os mandaram fazer. Para os pesquisadores, os alunos na sala de aula precisam ser estimulados a criar maneiras próprias de representar os fenômenos e dados científicos.
Ao reproduzirem as mesmas táticas que os professores os ensinaram, os alunos acabam sendo passivos durante o aprendizado e não desenvolvem interesse maior pelas ciências.
O artigo na Science também destaca como desenhar pode ser uma ferramenta para que o aluno consiga enxergar melhor o uso de estratégias comuns em ciência como inserir dados em uma tabela ou gráfico. No caso do estudo de ondas sonoras, por exemplo, o estudante precisa navegar por uma série de diagramas, representações de partículas de ar sendo deslocadas e de variação de pressão.
Segundo os autores, desenvolver a capacidade de desenho pode servir até mesmo como um instrumento de argumentação, quando os alunos conseguem, por exemplo, refinar os rabiscos dos professores em uma sala de aula.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial