"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Criatividade não tem só a ver com Artes!

Como ser mais criativo em 2011

Por Anderson Rocha 
Retirado do e-zine Liderança 

 
  • Muitos acreditam que, quanto mais inteligente, mais criativo você será. É importante ressaltar que a criatividade não é função direta da inteligência. Na realidade, é ver o que todos já viram e pensar sobre isso de maneira que ninguém fez antes.
  • Alguns acreditam que as pessoas nascem criativas e que criatividade não pode ser aprendida. É verdade, todas as pessoas nascem criativas. No entanto, pode-se desenvolver aptidões que liberam melhor o nosso potencial criativo. Ela pode ser aprendida, assim como alguém aprende a jogar tênis ou tocar bateria.
  • Outro mito diz que as ideias criativas surgem como lampejos ou clarão, semelhante àqueles dos relâmpagos. Persistência e concentração são pontos-chave para a criatividade. Não dá para ter um lindo jardim antes de preparar adequadamente o solo.
  • Muitos creem que a verdadeira criatividade é a que se tem nas artes e ela tem pouca aplicação nos negócios. Isso é falso. Há décadas se tem constatado que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) das nações mais desenvolvidas se deve principalmente à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que não existiam nos anos precedentes.

De acordo com a Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em recente pesquisa, 75% do PIB do Japão em 2020 será de produtos ou serviços que não existem ainda.

A criatividade é o maior capital dos países ricos. Eles vivem, literalmente, de ter ideias. A criatividade está enormemente ligada ao poder. Quando ela é muito usada, as empresas, organizações, países e as pessoas são poderosos.


 

Algumas expressões que inibem a criatividade:
  • “Essa ideia é ridícula.”
  • “Não é adequada a nossa realidade.”
  • “A mudança é muito radical.”
  • “Sempre fizemos assim e sempre deu certo.”



Dicas para melhorar e desenvolver a criatividade:



  • Criatividade é uma questão de acreditar em você e se achar capaz, desafiar o jeito tradicional de fazer as coisas, habituar-se a pensar diferente e questionar: “Por que desta maneira? Não haverá outra forma? Como eu posso? E se?”. Uma pessoa criativa é uma caçadora de ideias novas e tem um desejo ardente para melhorar as coisas.
  • Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que já foi feito. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.
  • Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente, busque as causas, os porquês e as implicações. Muitas ideias surgem daí, elas não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas.
  • Pegue objetos ou ideias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que outros não conseguiram.


Existem duas alternativas: ficarmos nos queixando porque as coisas já não são tão fáceis como antigamente ou usarmos a capacidade criativa para descobrir novas respostas, caminhos, soluções e ideias. 


 

Anderson Rocha
é palestrante e professor de cursos de graduação e pós-graduação.
Site: www.andersonrocha.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial