"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Primeiro dia de aula... e o professor agora é VOCÊ.

O primeiro dia do resto da sua vida

Karen Jardzwski
retirado do site "Profissão Mestre"



Será que eles vão gostar de mim? E se me odiarem? O que fazer se o tempo não for suficiente para passar todo o conteudo, ou se sobrar muito tempo? O que eu digo se um aluno me fizer uma pergunta e eu não souber responder? E se eu tropeçar no meu próprio sapato e cair de cara no chão? Ou tiver um acesso de dor de barriga, ai meu Deus, por que fui pensar nisso? Alguem me diz onde fica o banheiro por favor...?!"Bom dia, crianças! Esta é a nova professora de vocês. Sejam gentis, é o primeiro dia de aula dela!"


Se não foi exatamente assim, é bem provavel que tenha sido semelhante a sua, e a da maioria dos professores, primeira experiencia em sala de aula. Mãos tremulas, pernas bambas, coração a mil. A unica saida e encarar a situação e torcer para não ter um dia daqueles. Já percebeu que sempre que fazemos uma coisa pela primeira vez, parece que existe uma rede de conspiração fazendo com que de tudo errado? Papéis e livros esquecidos, soluçco, molho no jaleco branco, tombos tipicos de videocassetada, etc.


Algumas recomendações

Se não e possivel prever, pode-se ao menos caprichar na preparação e tomar alguns cuidados para evitar situações constrangedoras logo no primeiro dia de aula, e por que não, em cada nova aula, a cada turma ou ano diferente. A experiencia pode ate diminuir a inseguranca, mas os medos continuam os mesmos e aquele friozinho na barriga, para muitos profissionais, e eterno.


"Tem de imaginar que cada aula e um novo espetaculo e e bom sentir esse 'friozinho na barriga`, ele faz com que o professor busque a melhor preparac?o sempre", explica a professora Lucia Maria Silva Kremer, professora desde 1986 e formadora de professores de portugues-ingles ha quatro anos. De acordo com ela, alguns dos medos dos professores s?o em relação ao tempo da aula, o dominio do conteudo e da turma. "O primeiro dia de aula é um grande desafio. A inseguranca o faz ficar nervoso porque não conhece os alunos e sabe que precisa conquista-los, por isso surgem os medos", diz.


Para a professora Ivone Baldan, que leciona ha 45 anos, a preparação e fundamental, mas há situações em que só o bom senso pode ajudar. "às vezes, toda a metodologia, didática ou técnica não nos socorre. Temos de agir conforme o momento exige", comenta. As duas professoras concordam que não existe uma receita, mas algumas recomendações podem ajudar nas novas experiências do professor:


Planejamento - Prepare seu conteúdo da melhor maneira possível, ninguém e obrigado a saber tudo, mas o professor e obrigado a pesquisar e a se comprometer a trazer a resposta na próxima oportunidade, quando não souber alguma coisa.


Gerenciamento do tempo - Não fale muito rapido ou devagar demais e tenha sempre uma atividade extra, caso sobre tempo.Não demonstre insegurança - Não fale alto ou muito baixo e evite dar as costas para turma ou focalizar seu olhar em apenas um aluno, isso pode coagi-lo.


Cuidado com os "micos" - Não se encoste em mesas ou cadeiras e procure caminhar normalmente para evitar tombos e escorregões.


Humildade - Essa característica ajuda o professor a não subestimar seus alunos e a buscar sempre a melhor preparação.

Formação continua - A vida do professor deve ser um processo continuo de aprendizado.

Naturalidade e felicidade - Ter bom senso e bom humor para se adaptar as situações inesperadas. "Se cair, levante-se e n?o faca disso uma tragedia, o tombo faz parte da condição de ser humano", diz a professora Lucia. Coloque-se no lugar de seu aluno para saber o que eles desejam e reproduza felicidade. "Prepare sua aula como se fosse a aula que voce mais desejasse assistir e garanto que vai se sair muito bem", afirma a professora Ivone.

E não esqueca que grande parte dos medos e insegurancas são criados por nossa mente. "Se voce ve a situação como um monstro de 'sete cabecas', algo inatingivel, ou mesmo se não é isso exatamente o que quer, comeca a criar mais obstaculos dos que os naturais", explica a professora Lucia.



Sem medo de inovar

O livro "Uma Professora Fora de Série" conta a experiencia positiva de Esme Raji Codel comandando uma turma de quarta serie em seu primeiro ano em sala de aula. Esme, autora do diário que constitui a obra, e uma professora de Chicago e que, aos 24 anos, assumiu 31 alunos de uma escola pública. A narrativa mostra como e possivel uma professora motivada e com boa vontade superar as dificuldades da carreira e do proprio ensino, falta de recursos, praticas burocraticas e alunos vivendo uma realidade de pobreza e violência. A jovem professora não teve medo de ousar, quebrar padrões e ser diferente.


Logo no primeiro dia de aula, recebeu os alunos com uma sala diferente. Um quadro na parede dizia "Solucionando Conflitos", ensinava as criancas a resolverem seus problemas. Um varal esticado para guardar jogos, quebra-cabecas, trabalhos de arte, era o que ela chamava de "Se... você... terminar... antes". Tinha tambem uma mesa chamada "Centro de Ortografia", com jogos de soletrar e outros acessorios para os alunos treinarem a grafia das palavras. Também tinha o "Centro de Artes", com tintas guache, canetas e lapis de todas as cores. Esme trocou os nomes das disciplinas por expressões que despertassem o interesse das criancas. Ciencias virou "Hora do Cientista Louco", Estudos Sociais passou a se chamar "V.T.E.M - Viagem no Tempo e Exploração do Mundo", Matematica se tornou "Quebra-Cabecas". Ela também foi criativa ao organizar atividades e eventos que incentivassem seus alunos a aprenderem, se desenvolverem e tornarem-se melhores.


Ela sofreu com a inseguranca e o medo do primeiro dia de aula, tirou muitas vezes dinheiro do proprio bolso para pôr em práatica suas ideias, passou por poucas e boas, mas aprendeu muito sobre como ensinar. No primeiro ano de aula, aprendeu que quando se tem 31 alunos, cada dia tem trinta e uma realidades diferentes. Ficou encantada com as recompensas e gratificacões do ensino, mas tambem descobriu o que ninguém havia contado para ela. "Não dizem o que se sente quando se fica tonto na frente de uma sala cheia de criancas, o que se sente quando se segura os corpos de criancas se debatendo, odiando, brigando, cuspindo, arranhando. Não dizem o que se sente quando se ouve 'Eu te odeio`, ou o que se sente quando se diz 'Tudo bem, eu ainda amo voce'."

Esme também descobriu que não se aprende tudo na preparação dos professores. "Hoje em dia, nas aulas de Pedagogia, as pessoas dizem: 'Você tem de ser tudo para eles: orientadora, mãe, amiga...` E por ai afora. Eu ouco pessoas que lecionam ha muitos anos desfiar essa lista com um certo orgulho". Esme pensa diferente. "Eu não acho que seja uma coisa para se orgulhar. Não quero bancar a mãe, não posso bancar a mãe. Elas precisam de uma mãe de verdade. E precisam de uma professora de verdade".



Depoimentos

"Entrei na sala, pedi para cada um se apresentar e comecei a matéria. A hora não passava, imaginava que não poderia dar abertura, poderiam me fazer alguma pergunta que não saberia responder. No intervalo, de tão nervosa que estava, me deu uma crise de dor de barriga. Tomei água, molhei a nuca e voltei para a sala. Ainda faltavam alguns minutos e os alunos vieram conversar comigo. Percebi que eles não estavam contra mim e que eram meus parceiros".Professora Terezinha Soares


"Abri a porta, e eles já estavam la, meus primeiros alunos. Perguntava o nome, escrevia numa folha grande de papel manilha e prometia que muito em breve iriam decifrar não so aquelas letras, mas muitas outras. Quando terminamos as apresentacões, olhei-os em silencio. Depois não sei o que lhes disse, mas estabelecemos naquele momento um pacto de amizade, entendimento, solidariedade e, sobretudo, muito respeito. Aprendi que esses sentimentos são construidos e conquistados por nos em interacão com os outros."Professora Ivone Baldan


"Fui entregar uns documentos, certa de que comecaria a dar aulas em outro dia, mas quando cheguei a diretora disse-me: 'Pode subir. As duas primeiras são no 1º Andar. Não tinha preparado nada. Subi para a classe, olhei para os alunos e me apresentei. Falaram que na classe estudava o filho da diretora e que ela vigiava os professores pelo caderno dele. Aí brinquei: 'Então anota tudo que eu vou falar`. Falar o quê? Pensei. Disse que tudo que reagia era Quimica, perguntava aos alunos o que estavam vendo e eu dizia: E Quimica. Nunca mais levei documentos sem ao menos um livro debaixo do braço, ou com alguma coisa preparada".Professora Marcia Morales

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Bem logo darei minha primeira aula, e estou muito ansiosa, afinal temos que colocar em prática o que aprendemos na faculdade e ao mesmo tempo interagir com a realidade.
Beatriz

19 de março de 2011 às 12:30

 
Blogger Unknown disse...

Gostei desse texto... vou iniciar nessa carreira do magistério na próxima semana... desde que me formei em 2006 não havia dado aulas ainda... tenho outra profissão também, mas agora me chamaram para substituir uma professora de ensino médio que está de laudo... Vou atender 13 turmas do ensino medio em dois turnos de trabalho... é uma grande experiência para mim e confesso que estou ansioso... Mas tenho certeza de que consiguirei me sair muito bem na sala de aula e vou conquistar os alunos...

30 de março de 2011 às 08:12

 

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