"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

terça-feira, 25 de agosto de 2009

As Escolas matam a criatividade?


Fonte: AQUI

Assistindo ao um vídeo com a palestra de Ken Robison, com o mesmo título deste post. Achei repostas para várias duvidas que sempre raciocinei sobre:



  1. Porque das escolas priorizarem a matemática?
  2. Porque a aula de artes não ter o mesmo valor?
  3. Porque ser um artista, ser um musico é algo que espanta qualquer pai?

Estudamos hoje em um sistema que nos prepara para o industrialismo, este considera um professor universitário como o resultado máximo. Esquecendo que existem diferentes tipos de inteligências e a capacidade do ser humano de criar, provada tantas vezes na história.


Desde o inicio da nossa educação somos ensinados a concordar com as idéias do professor, assim tiramos boas notas. Estas notas nos levem a ser aceito em uma universidade, o caminho para o sucesso.


Quanto mais crescemos mais nos adaptamos a esse sistema e consideramos que inovar, criar e inventar são brincadeiras e brincadeiras não levam comida na mesa. E a deixamos de lado como as aulas de artes, de educação física, de musica e de dança (porque não temos aula de danças nas escolas?).


O texto acima foi uma pequena introdução, realmente recomendo que assistam à palestra. São dois vídeos de 10 minutos, onde essas idéias são dissecadas e provadas de modo muito divertido.

Parte 1



Parte 2

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial